Dia Mundial da Saúde 2022

Em 1948, ocorria em Genebra, na Suíça, a primeira Assembleia Mundial de Saúde, onde houve a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A partir de 1950, o dia 7 de abril foi estabelecido como a data comemorativa que homenageia, anualmente, a constituição desta organização tão relevante para se pensar e desenvolver a saúde de maneira ampla e global, coordenando esforços internacionais com foco nas ações de saúde que envolvam análises críticas, agendas de pesquisas, desenvolvimento de normas e políticas, além de apoio técnico e acompanhamento da situação de saúde no contexto mundial.

Ademais, esta data não é apenas comemorativa. A mesma também é pertinente para ações de conscientização sobre qualidade de vida e fatores que afetam a saúde, assim como o fomento de uma perspectiva crítica, tanto da população quanto dos órgãos governamentais, sobre questões de saúde a nível global e ações de promoção e prevenção envolvendo serviços intersetoriais.


Mas afinal, o que significa “saúde”?

Segundo a OMS, saúde é definida como um “completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade”. Assim é evidente a necessidade de se pensar a saúde além de um acompanhamento médico quando uma pessoa encontra-se adoecida. Esta definição amplia a o planejamento de políticas públicas que ultrapassam o foco na saúde, levando a reflexão para o campo de outras políticas que garantam tanto uma saúde pública de qualidade quanto acesso a demais serviços essenciais ao bem-estar da população, principalmente que visem a promoção de equidade e igualdade social, reconhecendo outros fatores que influenciam a saúde de uma pessoa. Ademais, contrapõe a ideia de que saúde é uma responsabilidade individual e promove a discussão num âmbito mais coletivo.

No Brasil, a luta dos movimentos sociais ocorridos principalmente nas décadas de 70 e 80, como o Movimento da Reforma Sanitária e da Luta Antimanicomial, foram essenciais para a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) como o conhecemos atualmente.

A Lei nº 8080, de 1990, que regulamenta as ações e serviços de saúde em todo território nacional, dispõe que “saúde é um direito fundamental do ser humano” e que o Estado é responsável por “prover as condições para seu pleno exercício (...) por meio da formulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução do risco de doenças e outros agravos” assegurando acesso universal, gratuito e igualitário. Ainda, afirma que há fatores que determinam e condicionam a situação de saúde da população, como alimentação, meio ambiente, trabalho e renda, lazer, entre outros... Por fim, desigualdades raciais, de gênero e sexualidade, também são fatores que influenciam na saúde e acesso equânime aos serviços.

Considerando a definição de saúde da OMS, os fatores que influenciam a mesma e os deveres do Estado em garanti-la por meio de políticas públicas intersetoriais, concluímos que ter uma saúde plena é uma condição de difícil alcance. Além disso, há questões subjetivas do sujeito, as quais singularizam o significado de ser saudável para cada pessoa. Apesar desse significado ser único para cada indivíduo, é indispensável que o acesso a direitos e serviços seja garantido.


Dia Mundial da Saúde de 2022

Anualmente, há temas que direcionam as campanhas desta data comemorativa e que representam qual a prioridade a ser debatida ao longo do ano. Neste ano, a OMS e OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), priorizam a temática “Nosso planeta, nossa saúde”, voltando a atenção para as condições ambientais que impactam na saúde da população global, principalmente no que diz respeito à qualidade do ar, os prejuízos da poluição à saúde e ações governamentais que pode ser tomadas para melhorar sua qualidade. De maneira geral, visa concentrar esforços para manter seres humanos e planeta saudáveis, focando na promoção do bem-estar e na prevenção de mortes ocasionadas por causas ambientais evitáveis.


Leia mais em:

https://www.who.int/pt

http://conselho.saude.gov.br/web_diamundial/index.html

https://www.paho.org/pt/noticias/4-4-2022-novos-dados-da-oms-revelam-que-bilhoes-pessoas-ainda-respiram-ar-insalubrev

https://www.afro.who.int/pt/regional-director/speeches-messages/dia-mundial-da-saude-2022